domingo, 6 de março de 2011

TRADIÇÃO X COMÉRCIO


Definitivamente a indústria e o comércio, no afã de ganhar mais dinheiro, decidiram deliberadamente acabar com as tradições gerando, além dos esperados lucros, grande ansiedade. As pessoas já não querem esperar mais pelas datas corretas estabelecidas, isso leva a uma espécie de caos emocional. Ansiedade, mais do que os lucros, gera-se ansiedade.
Há pelo menos 15 dias vejo ovos de Páscoa pendurados no supermercado, crianças afoitas escolhendo o seu. Pequenos ansiosos, intolerantes a frustração, educados por seus pais e pela sociedade consumista a não esperarem o momento certo das coisas.
Assim, a tradição de dar ovos de Páscoa celebrando a vida vai caindo por terra. A tradição francesa, que substituiu os ovos de aves pintados no século XVIII por ovos de chocolate, mas com o mesmo intuito adotado pelos católicos no ano de 325, celebrando a ressureição de Jesus... transformou-se apenas em comércio.
As datas vêm sendo tão antecipadas que muito em breve será comum encontrarmos ovos por todo o ano, panetones também.
E assim, de antecipação em antecipação, as tradições e fantasias, tão importantes para o desenvolvimento do ser humano vão dando espaço aos números nas contas do comércio e da indústria. Triste isso!