sábado, 17 de julho de 2010

LEI DA PALMADA


Esta semana o presidente Lula enviou para o Congresso um projeto de lei que proíbe qualquer tipo de castigo físico, inclusive aquela palmadinha básica que coloca limite em crianças e adolescentes. Não sou conhecedor do direito, mas não creio que seja função do Estado interferir nas questões de família. Não me parece que uma lei como esta colabore na educação de nossos filhos, muito ao contrário ela interfere na educação que cada um estabelece dentro de sua família.
Todos nós, de gerações anteriores, levamos algumas palmadas quando crianças e até adolescentes, mas não conheço ninguém que tenha ficado irremediavelmente traumatizado. Deixo claro que não sou favorável à violência, nem aos maus tratos, mas um tapinha aqui e acolá podem ajudar a impor limites.
Há uma diferença entre tortura e limite, isso sim não dá para aceitar - como a tal procuradora aposentada que torturava a criança de 2 anos, apenas 8 anos para quem é um conhecedor da lei é pouco. É papel do Estado fazer cumprir a lei de forma irrevogável e correta, sem permitir que seja burlada, porém a invasão do Estado na vida das pessoas...