segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ONDE ISSO VAI PARAR ?

Numa análise rápida, poderíamos afirmar que o jovem aí ao lado sofre de uma espécie de "transtorno de personalidade narcisista", mais precisamente o "narcisismo situacional adquirido", que aparece principalmente em indivíduos que experimentam o sucesso muito rápido.
O poder do sucesso lhes sobe à cabeça, fazendo com que sintam-se superiores aos outros (basta lembrar o que ele disse aos outros jogadores recentemente, quando começou toda a polêmica maior em torno dele). Personalidade instável, irritadiça, explosiva, tudo por conta de não ser atendido em suas solicitações, como se o mundo estivesse a seu serviço.
Indivíduos com este transtorno, apresentam uma falsa imagem imponente de si mesmos para esconder dolorosos sentimentos de vergonha, menos valia e inadequação. Embora a psicoterapia possa ajudar, ela é limitada, pois estes indivíduos, até mesmo pelo transtorno, quase nunca se permitem ser analisados, posto que se acreditam superiores a estes eventos e transtornos.
A ajuda só terá alguma eficácia a longo prazo, e estes indivíduos necessitam de acompanhamento por tempo indeterminado, necessitando, por vezes, de programas específicos para poderem se perceber em seu vazio interior. O mais provável, de início, seria uma terapia cognitivo-comportamental, onde o indivíduo passaria por uma recognição, assim poderia aprender a lidar com situações adversas em que surgem o comportamento inadequado. A seguir entraria num processo de aprofundamento em uma abordagem mais profunda (psicanalítica ou analítica), podendo trabalhar questões de origens e subjacentes ao seu problema.
Acredito que o cidadão em questão deva, o mais rápido possível, entrar em tratamento para que não se torne uma nova versão do goleiro Bruno, pois com toda a sua inadequação e senso de merecimento, o tal Neymar pode acreditar que pode tudo, até mesmo arbitrar sobre a vida do outro.
Por falar nisso, a diretoria do Santos já começou um processo de alimentação do narcisismo situacional adquirido quando demitiu o técnico, fortalecendo assim a inadequação do Neymar.
Assim, podemos imaginar onde isso pode acabar. Logo todos estarão a serviço dele, alimentando assim o seu sentimento de superioridade e a total indiferença pelos sentimentos dos outros.