terça-feira, 21 de abril de 2009


Hoje é um dia especial. Dia de aniversário, meu, é claro! Parei para refletir em como é importante gostarmos de nós mesmos. Parei para observar quantas são as pessoas que têm, efetiva e verdadeiramente, o que comemorar. Eu tenho. Recebi um montão de mensagens de pessoas queridas, ganhei bolo no café da manhã, almocei com pessoas amadas... ganhei presente. Esta é uma das boas partes de fazer aniversário: sentir-se querido e amado.
Assim é que tem que ser. Precisamos nos sentir amados, precisamos nos deixar amar. Muitas pessoas passam por problemas perto do aniversário, chamam de "inferno astral", prefiro pensar que algumas pessoas é que fazem de suas vidas um verdadeiro inferno.
Mas hoje está sendo um dia especial, mais um de tantos quantos vivi, mas hoje está sendo especial. Preciso, como todos, agradecer por mais um dia de vida, mais um ano de existência. Tenho buscado aprender envelhecer, é importante saber envelhecer, o tempo nos faz coisas que nem sempre gostamos, mas é assim para todo mundo. Aprender a envelhecer é uma forma de aceitar o óbvio que a vida nos oferece. Quase meio século, isso é uma delícia! É uma delícia se pudermos acreditar que muito há que aprender. Tem gente que a medida que o tempo passa acredita que tem pouco a aprender, ficam arrogantes; o melhor é acreditar que ainda falta muito, assim podemos nos sentir jovens aprendizes envelhecentes.
Saber envelhecer é algo que nos torna atentos a cada dia, sabendo que há mais vida do que imaginamos, que podemos viver a intensidade de cada dia.
Fazer aniversário deve ser a forma de agradecer a vida por estar vivo e feliz. Ser feliz é algo que só depende daquilo que carregamos dentro de nós mesmos. A felicidade pode ser atemporal, pode durar por toda a existência, mas é preciso acreditar e buscar a felicidade. Refletir no dia do aniversário é uma espécie de balanço suportável para que possamos nos reencantar com a nossa própria vida.
O que é possível é viver cada dia como cada dia pode ser vivido, sem estresse. Nada na vida é tão bom quanto viver, viver feliz, viver com a dignidade de quem acredita que a vida feliz é possível. Deixar de lado a felicidade condicionada, aquela em que as pessoas acreditam que serão felizes quando tal coisa acontecer... Deixa disso! Seja feliz agora mesmo.
Aliás, vivo hoje a experiência da maturidade, o amor da adolescência e a felicidade da criança!