domingo, 19 de dezembro de 2010

INFELIZ NATAL

Hoje pela manhã saí para uma caminhada. Domingo ensolarado, bom para colocar os passos em dia, sem nenhum constrangimento de preparar o corpo para as festas de final de ano. É bom ir caminhando, vendo a paisagem, mesmo que urbana.
Portas entreabertas, janelas mostrando o interior de lares, jardins exibindo ornamentos de Natal. Falta bem pouco para a festa de Natal.
Estava absorto em meus pensamentos, quando vi algumas crianças passando pela calçada, todas a mostrar os benefícios de suas novas bicicletas. Um deles dizia sobre os amortecedores, outro as cores da sua, outro ainda falava o quanto seu pai havia pago pelo presente. Eram apenas crianças, pelo aspecto de idade inferior a 10, 11 anos.
Parei por um instante, fingindo arrumar meu tênis, só para observar mais alguns segundos. Diziam que era o presente de Natal a sempre tão sonhada bicicleta de tantas gerações. Como um relâmpago me veio em mente que hoje ainda é dia 19 de dezembro. E lá iam aquelas crianças felizes com suas bicicletas novas, felizes pelo presente, sem saber que seus pais roubaram delas a infância.
Dia destes ouvi um pai dizendo que seu filho precisava saber que ele tinha comprado aquele presente caro, talvez sem saber que pode comprar o presente caro, mas certamente não poderá devolver a seu filho a infância subtraída. A fantasia desfeita.
A fantasia auxilia e faz parte do desenvolvimento humano, é parte integrante de todos nós. Alguns pais se esquecem disso, na ânsia de demonstrarem seu poderio econômico. Alimentar algumas fantasias, enquanto é possível é muito importante, é uma forma de a criança aprender a abstrair.
Os contos de fadas, são uma forma de fantasia, de lidar com a realidade de uma forma mais gentil. O Papai Noel é uma forma da criança olhar para a fantasia da gentileza de um bom velhinho que traz presentes na noite de Natal. É uma boa ilusão, é uma boa fantasia.
Não deixe que o espírito capitalista destrua a ilusão de um filho, espere o Natal chegar para dar o seu presente, ensine seu filho a esperar o tempo certo das coisas da vida. Ajude a infância permanecer viva.