terça-feira, 26 de outubro de 2010

TUPINAMBIS MERIANAE


Tem um jardim grande aqui em casa, com direito a fonte e carpas. Não temos pássaros em gaiolas, as árvores atraem muitos passarinhos que cantam desde o amanhecer até o fim do dia. São bem-te-vis, pardais, rolinhas, canários, andorinhas, quero-queros, beija-flores. Tem gente que compra passarinhos, mas aqui eles simplesmente aparecem de revoada. Bem-te-vis, rolinhas e beija-flores gostam de tomar água na fonte, já os pardais vêm no fim da tarde prá tomar banho e refrescar do calor, ou prá se ver no espelho.
Também tem lagartas, mas é preciso conviver com algumas delas para ver as borboletas, mesmo que elas devorem os coqueiros, algumas até sobrevivem aos nossos ataques. Aqui já apareceu um bocado de bicho.
Outro dia foi um sapo, enorme e gordo, que saltitava pelo jardim. Pûs ele prá correr. Pererecas, às vezes aparecem no jardim, também, mas elas gostam de entrar em casa, não sei fazer o quê.
Tivemos uma galinha d'angola, a Gigi, mas ela era urbana demais, não queria ficar no jardim. Seu lugar preferido era um banco na varanda, de vez em quando dava uns bordeios por dentro de casa. Ousada que era, acabou indo para o sítio de uma amiga e mesmo lá, entre as colegas de sua espécie, ainda acreditava que era gente. Só andava atrás das pessoas, ignorando as companheiras.
De gosto temos uma cadelinha, Suky.
Agora nos apareceu um visitante novo: Tupinambis Merianae, mais conhecido como Teiú. Um lagarto da fauna brasileira que resolveu dar o ar da graça também no nosso jardim. Fotografei ele, prá ninguém ter dúvida! Tirei várias fotos... até ele sumir em meio a perseguição deste paparazzi de plantão. Acho que ele entrou no depósito, mas não entrei lá prá ver.
Assim como os outros que vieram e se foram, o tal Teiú está andando por aí, qualquer hora reaparece no jardim (a foto é ele, agora a tarde).